É campeão! É Campeão!
Pela primeira vez na história de Campo Mourão, uma equipe de basquete conquista o título máximo do Estado. O título inédito de campeão paranaense vem coroar o belíssimo trabalho do ano de 2009, no qual, até o momento, a equipe adulta apresenta 100% de aproveitamento. Foi campeão da Copa Aquarius Fresh, campeão dos Jogos Abertos e agora Campeão Estadual. Como diria nosso prefeito Nelson Tureck: “Viva o basquete, Viva Campo Mourão”.
A Final
A partida final seria jogada na noite de sexta-feira, no ginásio JK, contra Maringá. A diretoria da Amobasquete se empenhou em divulgar a final na rádio, jornal, televisão, internet e com material publicitário pela cidade com o objetivo de realizar uma grande festa para a final do paranaense de basquete. A expectativa era de ginásio lotado, mas Maringá não apareceu e Campo Mourão foi proclamado Campeão Paranaense de Basquete.
O motivo da polêmica - o argumento Maringaense
O técnico João Saulo não concordou com o sorteio realizado para definir a sede da partida final. Ele alega que a partida deveria ser em solo maringaense por ter tido melhor campanha nas etapas anteriores da competição. Como forma de protesto, resolveram não jogar.
O contra argumento mourãoense
Inicialmente o regulamento previa a final em melhor de três partidas. Maringá alegando que dispensaria seus atletas após dia 5 de dezembro, defendia mudança no regulamento para que a final fosse realizada em partida única. Apesar de contrários a idéia, com o intuito de terminar o campeonato, a diretoria mourãoense aceitou a proposta. Contudo, em nenhum momento foi aventado que a equipe com melhor campanha tivesse o mando de quadra na final. Pergunto: como ficaria a final se o Círculo Militar (Curitiba) vencesse os mourãoenses na semifinal? Maringá e Curitiba não se enfrentaram nas fases anteriores e por terem jogado a primeira fase em regiões diferentes, tinham número de jogos distintos, portanto não haveria como determinar a melhor campanha. Para mim, a reclamação não procede.
A posição da Federação Paranaense
O presidente da Federação Paranaense de Basketball, Amarildo Rosa, lamenta o posicionamento de Maringá, que acabou tirando o brilho da competição. O presidente alega que os argumentos maringaenses são injustos, pois o regulamento foi alterado a pedido de Maringá que queria terminar o campeonato antes. Diz ainda que a questão do sorteio foi consenso entre as equipes e por isso não tem cabimento a reclamação maringaense.
O retrospecto do basquete de Maringá
Há de se pesar outros agravantes para o basquete maringaense. A equipe da cidade canção não compareceu aos jogos contra Caxias do Sul e Videira, válidos pelo Sul Brasileiro em 2009 e por isso, serão julgados no tribunal da Confederação Brasileira de Basketball. Vale lembrar, que em 2008, Maringá também deixou de aparecer para seus compromissos pela Taça Paraná, aqui em Campo Mourão.
Comemoração com festa e carreata
Apesar do título ter sido conquistado sem emoção, atletas e dirigentes não se furtaram o direito de comemorar o título. Fogos de artifício, gritaria e uma belíssima carreata pelo centro da cidade animaram a noite mourãoense. Parabéns aos nossos atletas, dirigentes, torcedores, imprensa, patrocinadores e apoiadores.
Presença do prefeito Nelson Tureck
Um fato que agradou muito a comissão técnica e diretoria da Amobasquete foi a ilustre presença do prefeito Nelson Tureck. Tureck cumprimentou um a um, atletas e dirigentes, entregou as medalhas e o troféu e enalteceu o trabalho e as conquistas do basquete mourãoense. Mas, o melhor foi a sua promessa de estudar junto com a secretária de esportes, Karla Tureck, mecanismos para contribuir ainda mais com a modalidade.
Trevo de quatro folhas
O técnico Daniel Wattfy acumula títulos em 4 estados diferentes. O técnico mourãoense já venceu os estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná. Em função dessas conquistas pessoais atribuí o título dessa nota.
Finais do Sul Brasileiro
Os atletas não terão muito tempo para festejar. Na próxima quinta-feira, estréiam na fase final do 7º Campeonato Sul Brasileiro contra o favorito Joinville, atual vice-líder do campeonato nacional. Além de Joinville, Campo Mourão enfrenta Londrina e Caxias do Sul. A meta da equipe é conseguir, ao menos, trazer uma medalha para Campo Mourão e melhorar o resultado do ano passado, quando terminou em quarto lugar. Acompanhem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário