domingo, 2 de novembro de 2008

Final de semana histórico para o basquete mourãoense


O final de semana da equipe de basquete masculino de Campo Mourão pode ser considerado um marco histórico para a modalidade. Depois de vencer o time gaúcho EC Cruzeiro/Porto Alegre por 84 a 70 e sucumbir diante da fortíssima equipe de Lageado, por 95 a 70, a equipe de basquete masculino Integrado/Fecam/Campo Mourão venceu Caxias do Sul/Triches por 84 a 83, no domingo, em partida válida pelo Campeonato Sul Brasileiro de Basquete, realizada em Campo Mourão.
A vitória tem especial importância em virtude do excelente elenco do Caxias do Sul, que tem entre seus atletas vários jogadores com passagens pela seleção brasileira. Como exemplos, podem ser citados: Ricardinho, armador campeão brasileiro, carioca e com atuação pela seleção do Brasil; Léo, campeão brasileiro e integrante de uma seleção brasileira nas categorias de base; Betão, campeão brasileiro; e Guto, seleção brasileira de base e atuações por Flamengo e Corinthians. Outros atletas gaúchos também têm passagens por clubes participantes da Liga Nacional.
A equipe de Caxias do Sul chegou a Campo Mourão vindo de duas vitórias sobre as equipes de Londrina, por isso, e pelo seu elenco, era considerado o grande favorito. Esse favoritismo parecia que ia prevalecer, pois o time gaúcho iniciou o jogo abrindo mais de dez pontos. Contudo, a equipe mourãoense conseguiu reagir e buscar o placar, terminando o primeiro tempo em 42 a 39 para os visitantes.
Caxias do Sul voltou do intervalo aumentando o ritmo da partida e abrindo nova vantagem. A equipe anfitriã com uma marcação forte e conseguindo uma ótima eficiência nos chutes de 3 pontos e infiltrações, reagiu novamente. Nos segundos finais, a partida estava empatada em 83 pontos e o armador Ivan recebeu uma falta e converteu um dos lances-livres, dando números finais a partida: Campo Mourão 84 x Caxias do Sul 83.
Com esse resultado, Integrado/Fecam/Campo Mourão chegou a 3 vitórias no Sul Brasileiro, mesmo número de vitórias da ULB/FEL/Londrina. Pelo critério de desempate, a última vaga para a final do Sul Brasileiro ficou com a equipe mourãoense.
O técnico Emerson Luis de Souza elogiou o desempenho dos seus atletas e comemorou muito a classificação para a final do Sul Brasileiro. “Nossa equipe tem média de idade de 20 anos. É muito jovem e precisa amadurecer vários aspectos, mas os jogadores estão de parabéns. Do outro lado da quadra estavam jogadores já consagrados no basquete brasileiro e isso torna a vitória ainda mais importante. A classificação para a final do Sul Brasileiro é uma grande conquista para o basquete mourãoense, uma vez que nos coloca entre as grandes equipes do sul do país”, argumenta Souza.
O secretário de esportes Itamar Tagliari acompanhou as 3 partidas da equipe mourãoense e declarou estar muito satisfeito com a campanha da equipe local. “A Fundação de Esportes acreditou no trabalho sério dos dirigentes do basquete e por isso não mediu esforços para atender as reivindicações da modalidade. A prova de que estávamos corretos está aí. Ginásio Jk cheio, torcida vibrante e equipe competitiva. O técnico Emerson e seus atletas foram maravilhosos nesse final de semana”, declarou o dirigente.
Joinville terminou liderando a primeira etapa da competição com 6 vitórias em 6 jogos, Lageado com 5 vitórias e Caxias do Sul com 4 vitórias são as outras finalistas do Sul Brasileiro. A fase final está marcada para acontecer de 14 a 16 de novembro, em Joinville.
A equipe mourãoense continua sua maratona de jogos, enfrentando Astorga, na terça-feira, e Inesul/Londrina na quarta. Os jogos serão realizados no ginásio Jk, às 20h, com entrada gratuita e válidos pela fase semifinal do Campeonato Paranaense Adulto.

Um comentário:

Furlan - FISIOTERAPEUTA disse...

FISIOTERAPIA APÓS A GUERRA....
Após 3 partidas é hora de reabilitar os atletas para a próxima guerra. Destaque para Ivan que, mesmo em fase de reabiltação de um entorse de tornozelo, foi um verdadeiro herói, fazendo tratamento intensivo apenas nós 2 sabemos como é o dia a dia do atleta com lesão e, também não posso esquecer do Cristiam, que na mesma condição de tratamento de uma tendinite supar-patelar (joelho), desfalcou o time nas 2 primeiras partidas e na última partida superou a dor e a condição física conseguindo jogar sendo peça fundamental neste time, parabéns.... É disso que um time precisa: ATITUDE......
Atletas em reabiltação: Ivan, Cristiam, Carlos e Rogério.
E eu vou trabalhar para que estes atletas ou guerreiros, possam estar inteiros para a próxima guerra.
Abraços.......
Rodrigo Furlan - Fisioterapeuta.