sábado, 27 de dezembro de 2008

Cesta da Tribuna - 27 de dezembro

2008 - Um ano inesquecível - Parte 2
Encerro hoje, a retrospectiva do basquete de 2008, abordando as realizações do último trimestre e recordando os grandes colaboradores da modalidade nessa temporada.

Quinta melhor equipe escolar do país
O título da fase final dos JOCOPS garantiu à equipe do Colégio Santa Cruz o direito de representar o Paraná nas Olimpíadas Brasileira Escolar, realizada em outubro, em João Pessoa-PB. Apesar do desfalque do armador Ivan Falco e de ter caído na chave do time campeão (Minas Gerais), a equipe terminou a competição classificada como a quinta melhor equipe escolar do país.

Sul Brasileiro - um pequeno passo rumo à Liga
A participação da equipe adulta de Campo Mourão no 6º Campeonato Sul Brasileiro de Basquete Adulto foi um passo importante para a profissionalização da modalidade em nosso município. Para se ter uma idéia da importância da competição, basta dizer que, as outras equipes, sem exceção, já tiveram passagens pela Liga Nacional em algum momento de sua história. Londrina, Porto Alegre, Joinville, Caxias do Sul, Brusque, Blumenau, Lageado e Campo Mourão eram as equipes que buscavam uma das quatro vagas da fase final.

Um “pequeno” entre os grandes?
Certamente a classificação da equipe de Campo Mourão para o quadrangular final foi a maior surpresa da competição. Com um elenco jovem e com uma folha de pagamento diminuta, o time mourãoense soube valorizar o seu trabalho em equipe, a defesa agressiva e o apoio da torcida para surpreender a todos. Com três vitórias (Brusque, Porto Alegre e Caxias do Sul), os mourãoenses conquistaram a última vaga pelo saldo de pontos, uma vez que estavam empatados com os londrinenses (ULB) na quarta colocação. Na fase final, desfalcados de boa parte da equipe, não conseguiram suportar o maior ritmo imposto pelas outras agremiações, que se preparavam para a Liga Nacional de 2009.

O show no JK - a final do Paranaense
O ponto alto da temporada foi a final do paranaense adulto. O primeiro jogo, realizado em solo mourãoense, teve pouco mais de mil pessoas assistindo um grande espetáculo esportivo contra Londrina. Num jogo emocionante, decidido a favor de Londrina, apenas no segundo final, teve direito a “ola”, gritos de “Campo Mourão”, pressão sobre os adversários, sorteio de vários brindes, lances bonitos e emocionantes. Uma pena que foi a última apresentação da equipe em Campo Mourão em 2008, pois com certeza, se houvessem mais jogos, eles seriam prestigiados por bom público. O segundo jogo realizado em Londrina, com vitória dos anfitriões, garantiu o título aos londrinenses.

Jantar Festivo da Federação
A temporada 2008 encerrou-se com vários mourãoenses sendo eleitos pelo voto direto dos demais clubes como destaques em algumas categorias. Emerson de Souza foi eleito “técnico destaque”, Rafael Cortez foi considerado “melhor jogador cadete”, Campo Mourão venceu o quesito “clube destaque em 2008”, e o colunista que vos escreve venceu a categoria “dirigente destaque”. Nelson Tureck, Itamar Tagliari e a Faculdade Integrado também foram homenageados pelo desenvolvimento do basquete em nosso município. O jantar teve a presença da “rainha” do basquete, a ex-jogadora Hortência Marcari.

A contribuição da imprensa
O sucesso do basquete só é reconhecido pela comunidade mourãoense porque a imprensa contribui sobremaneira na divulgação das conquistas da modalidade. A Tribuna do Interior, além dessa coluna, oferece amplo espaço em seu caderno de esportes. O Carajás Esporte dedica o seu programa de terça-feira para falar sobre os acontecimentos do basquete. Rádio Rural, Rádio Musical, Rádio Colméia, Gazeta do Centro-oeste, O Liberal, sites da Rádio Rural, da TV Rural, da coluna do Ely, Boca Santa, o jornalismo da RPC (retransmissora da Rede Globo) e o noticiário da TV Cidade Sul também estão sempre informando os mourãoenses do que acontece no basquete. A imprensa mourãoense, nossos sinceros agradecimentos.

Os parceiros
A Faculdade Integrado é o maior patrocinador privado e a Fecam contribui financeiramente representando o poder público municipal. Sem essa parceira entre o público e o privado, esses resultados não seriam possíveis de ser realizados. A Fisioterapia Betel auxilia na recuperação dos atletas lesionados e Academia Dinâmica cede o espaço para a preparação física dos jogadores. Existe ainda mais de duas dezenas de empresas que contribuem de forma direta ou indireta com o basquete mourãoense. Valeu Galera.

Basquete - ótimo negócio
As reportagens sobre o basquete mourãoense publicadas em jornais diários foram coletadas e contabilizadas. O resultado foi o seguinte: 205 matérias publicadas, sendo que 17 delas eram chamadas de capa, 48 foram títulos principais no alto da página, e 135 continham fotos. A soma da área total dessas reportagens foi de quase 57 mil cm2. Considerando que o cm2 é negociado por aproximadamente 1 real, conclui-se que, só de mídia impressa, o basquete deu um retorno publicitário de 57 mil reais. Isso sem levar em consideração os meios televisivos, de rádio, internet e as publicidades nos ginásios e uniformes. Empresários: abram o olho para esse ótimo negócio.

Um comentário:

Marival Junior disse...

China
o que deu com relação a arbitragem pai e fiho de SC?