sábado, 11 de julho de 2009

Cesta da tribuna - 10 de julho



Campo Mourão x Maringá, amanhã
O jogo amistoso entre as duas equipes adultas estava marcado para a sexta-feira passada, mas devido à interdição do ginásio JK para atividades esportivas no final de semana, os dirigentes de Maringá e Campo Mourão transferiram a partida para a segunda-feira, 19h30, no ginásio JK. A entrada será gratuita. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes na atual temporada, com uma vitória para cada lado. Não percam. Emoção garantida.

Jogos Colegiais do Paraná (JOCOPs)
Campo Mourão voltou da fase final dos Jogos Colegiais do Paraná sem medalhas. As equipes masculinas sequer passaram da primeira fase e isso faz acender o sinal vermelho para o basquete masculino. O Colégio Santa Cruz, na categoria B (sub14) levou uma equipe muito jovem e deve ser forte candidato nas próximas edições dos JOCOPs, enquanto o Colégio Marechal Rondon perdeu suas partidas, mas fez boas apresentações.

Wattfy elogia trabalho do basquete do Paraná
O técnico do time adulto de Campo Mourão esteve acompanhando os Jogos Colegiais do Paraná em Curitiba e voltou animado com o que viu. Elogiou o trabalho feito em várias cidades do Estado e demonstrou-se surpreso com o bom nível técnico das equipes escolares. Wattfy acredita que, em breve, alguns dos destaques dessa competição estarão atuando profissionalmente.

Campeonato Paranaense Adulto
O diretor-técnico da Federação Paranaense de Basketball, Romildo Fagundes, informou que o Campeonato Estadual adulto terá 4 fases. Na primeira, as equipes jogarão turno e returno dentro de suas regiões: norte, sudoeste e sul. Oito equipes, divididas em duas chaves de 4, passam para a segunda fase e fazem um circuito para definir as semifinalistas do Estadual. Na terceira fase, as 4 melhores equipes fazem mais um circuito, que indicará dois times para a final, que será disputa em melhor de três partidas.

Sul Brasileiro de Basquete
Campo Mourão foi oficialmente convidado a participar do 7º Campeonato Sul Brasileiro de Basquete, que terá moldes idênticos ao da temporada passada. Na primeira etapa, gaúchos enfrentam os catarinenses. Na segunda, as equipes do Paraná jogam em Santa Catarina e na terceira etapa, os paranaenses recebem os gaúchos. As quatro equipes com melhores pontuações se classificam para o quadrangular final.

Varejão renova com o Cleveland
Graças ao bom desempenho da última temporada na NBA, quando contribui com a campanha que levou a sua equipe a final de conferência, o pivô Anderson Varejão renovou contrato com o Cleveland Cavaliers por mais seis temporadas. O contrato prevê o pagamento de 50 milhões de dólares, ou seja, quase 9 milhões por ano. Varejão terá a oportunidade de atuar ao lado do grande e famoso Shaquille O’neal, recentemente contratado pela franquia.

Segunda Divisão do Brasileiro de Basquete
A Confederação Brasileira de Basketball e a diretoria do Novo Basquete Brasil iniciaram discussões a respeito da implantação de uma segunda divisão do Campeonato Nacional. A idéia é muito importante para o crescimento e consolidação da modalidade, pois permitiria que um maior número de equipes, e consequentemente, de jovens atletas pudessem atuar em competições inter-estaduais, fato que elevaria, em médio prazo, a qualidade técnica de nossos atletas.

Esse é o melhor caminho
O sonho de ver um time mourãoense de basquete atuando em uma Liga Nacional parece ser mais plausível caso seja organizada a segunda divisão do brasileiro de basquete. Essa competição seria menos onerosa e possibilitaria investimentos mais modestos, condições importantes para as equipes que estão em processo de profissionalização. Campo Mourão na Liga Nacional. Adote essa idéia.

Espaço aberto
O destaque de hoje vai para um fato inusitado ocorrido nos Jogos Colegiais. Com a suspeita de que 4 atletas pertencentes a uma escola da região fronteiriça pudessem ter contraído a gripe suína, as secretarias da saúde e educação resolveram adotar um procedimento padrão: paralisar a competição e isolar os participantes em seus alojamentos por uma manhã, até a divulgação do resultado dos exames laboratoriais. Os exames não comprovaram a doença e as competições puderam retornar a normalidade.

Nenhum comentário: