terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cesta da tribuna - 22 de novembro

Paranaense de basquete
Depois de uma paralisação para os Jogos Abertos, o estadual adulto de basquete teve os jogos finais da primeira fase. Na região norte-noroeste a classificação ficou definida da seguinte maneira: Maringá em primeiro, Londrina em segundo, Campo Mourão em terceiro e Astorga em quarto lugar.

As chaves
A segunda fase vai acontecer no próximo final de semana. As oito equipes classificadas foram divididas em duas chaves. Em um grupo estão: Maringá, Campo Mourão, Pinhão e Tittãs (Almirante Tamandaré). No outro grupamento estão: Londrina, Astorga, Círculo Militar e Pato Branco. As duas melhores equipes de cada chave se classificam para as semifinais, onde o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro e vice-versa.

Londrina leva WO no Estadual
A avaliação da primeira fase do estadual foi extremamente positiva. Quantidade de jogos significativa e jogos de bom nível. Para se ter uma idéia melhor, nessa região estão as três melhores equipes dos Jogos Abertos de 2008 e 2009: Campo Mourão, Maringá e Astorga, além de Londrina, a única representante do estado na Liga Nacional. O ponto negativo foi o não comparecimento de Londrina ao jogo contra Maringá. Lamentável.

Quadrangular final do Sul Brasileiro
A meta do time mourãoense é melhorar a classificação em relação à 2008, quando terminamos em quarto lugar. O favoritismo é dado às equipes da Liga Nacional: Londrina e Joinville, mas podem estar certos que Campo Mourão e Caxias do Sul tentarão estragar a festa dessas equipes. A final será em Londrina, de 10 a 12 de dezembro.

Primeira rodada do Citadino de Basquete
O Citadino de Basquete 2009 terá a participação de quatro equipes: Arcam, Fisioterapia Betel/AION Jeans, Flex Auto Posto e Fórmula 1/Martelinho de Ouro. A primeira rodada aconteceu ontem, com dois jogos - Fisioterapia Betel/AION Jeans x Fórmula Ação/Martelinho de Ouro, às 16 horas, e Flex Auto Posto x Arcam, às 17 horas, no ginásio de esportes JK. Publico os resultados, aqui, na próxima coluna.

Federação confirma final do Estadual em CM
A Federação Paranaense de Basketball confirmou que Campo Mourão irá sediar a fase final do campeonato paranaense pré-mirim (sub12). A final está marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de dezembro, no ginásio de esportes do Colégio Santa Cruz. A competição irá reunir as melhores equipes do estado na categoria e a meta da equipe mourãoense é conseguir conquistar um lugar entre os medalhistas.

Destaque para o apoio dos pais
A iniciativa de trazer a competição para Campo Mourão foi de um grupo de pais, liderados pelo jornalista Vanderlei Camargo. O grupo se uniu para arrecadar recursos para sediar a competição e estão ultimando as negociações com os parceiros. O Colégio Santa Cruz cedeu espaço físico para alojamento e competição, a Fecam vai auxiliar na infra-estrutura e os pais e empresas da cidade arcarão com as despesas inerentes à cidade-sede.

Falecimento de Antônio Kloster
O “seo” Antônio, chamado carinhosamente pelos basqueteiros de Tonhão, nos deixou na última semana. Acometido de um enfarte, aos 51 anos, Antônio Kloster deixou esposa e filha, e uma saudade imensa. O seu jeito brincalhão, sarrista e alto astral, que certamente era sua marca registrada, não será esquecida pelos que partilharam de sua convivência. Por quase uma década, ele se dedicou a tomar conta do “Palácio do Basquete”, o ginásio JK, por isso, fica a homenagem póstuma da comunidade do basquete mourãoense a esse grande servidor.

Felicidade imensa
Apesar da coluna ser destinada ao basquete, gostaria de partilhar com os leitores e amigos, uma grande conquista pessoal. Fui aprovado em processo seletivo para um doutorado na Universidade Federal do Paraná e pesquisarei a parte história da mercantilização do futebol, podendo futuramente transferir os conhecimentos adquiridos às especificidades do basquete.

Espaço aberto
A mourãoense Bárbara Popsil foi o grande destaque do atletismo paranaense na Olimpíada Brasileira Escolar, realizada em Maringá. Barbará faturou a medalha de ouro no Lançamento do Dardo e no Arremesso de Peso. Parabéns a atleta e ao seu dedicado treinador Paulo César da Costa.

Nenhum comentário: