segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


Basquete de Campo Mourão fatura Copa Brasil
A equipe de basquete de Integrado/Marcovic/Fecam, de Campo Mourão, sagrou-se campeã da Copa Brasil de Basquete ao vencer Caxias do Sul por 74 a 73. A partida foi emocionante e definida apenas nos segundos finais.
Campo Mourão, atual bi-campeão estadual, foi a representante do Estado do Paraná na maior competição do sul do país e garantiu uma vaga na Super Copa Brasil que acontecerá em abril de 2011, envolvendo as oito equipes classificadas nas regionais de todo o país.
O titulo da equipe do interior do Paraná veio coroar um trabalho e um investimento da prefeitura municipal e de toda a comunidade local que investiu no sucesso da equipe. De acordo com o técnico Emerson de Souza esse foi o reconhecimento de um trabalho muito sério. “Conseguimos colocar Campo Mourão como uma das grandes forças do Sul do Brasil e esperamos, com muito trabalho e apoio dos empresários de nossa região, levar a equipe para a liga nacional”, declara o treinador.
Campo Mourão é uma cidade de 87 mil habitantes que respira basquete. Os torcedores têm lotado o ginásio nos jogos da equipe e a imprensa local tem dado ampla cobertura aos bons resultados obtidos pelo time mourãoense. Na temporada 2010 a equipe conquistou os títulos da Copa Fecam, Taça Paraná, Campeonato Paranaense e Copa Brasil.
A vitória do Sogipa (Porto Alegre-RS) sobre a equipe catarinense Brusque, na partida preliminar já havia garantido a vaga da Copa Brasil para os mourãoenses, mas os atletas queriam mesmo era o título da
Copa Brasil. O capitão da equipe Gledman “Borracha” Lima enalteceu o espírito guerreiro de seus companheiros e espera o apoio da comunidade para que o basquete continua evoluindo. “Nosso grupo se dedicou muito nos treinamentos e merecíamos essa conquista. Mas sei que podemos muito mais, contudo, para isso, precisamos do apoio dos patrocinadores e de toda a nossa torcida” finaliza Lima.


A campanha
A partida foi dominada pelos mourãoenses desde o primeiro quarto, graças a uma defesa agressiva e um bom aproveitamento dos arremessos de longa distância. Já no primeiro quarto a diferença era superior a dez pontos. No intervalo do jogo, Campo Mourão vencia por 20 pontos e conseguiu administrar bem o segundo tempo e garantir a importante vitória, por 96 a 65 na estréia na fase final da Copa Brasil.
No segundo jogo, o equilíbrio foi maior e o jogo emocionante. Campo Mourão dominou boa parte da partida, chegando a abrir mais de dez pontos de diferença. Contudo, o time catarinense soube reagir e equilibrar a partida. A partida estava empatada em 81 pontos e parecia que iria para a prorrogação, mas uma cesta no último segundo, decretou a vitória de Brusque por 84 a 81.
Com os resultados dos outros jogos, a definição do campeão e dos classificados ficou para a última rodada. Na primeira partida o Sogipa surpreendeu Brusque e tirou o time catarinense da luta pela vaga, dando aos mourãoenses e caxienses a vaga por antecipação. Assim as duas equipes garantidas na Super Copa Brasil tiveram a partida valendo o título da Copa Brasil.
As duas equipes estavam muito nervosas e errando acima da média, isso fez que elas se alternassem na liderança do placar. O jogo só foi definido a favor dos mourãoenses nos instantes finais, por 74 a 73.

Os heróis
O time mourãoense que entrou para a história do basquete ao colocar um time local em uma final de competição classificatória para a Liga Nacional é formada pelos seguintes jogadores: Carlos Bueno, Matheus Raschen, Cleiton Macedo, Junior Silva, Willian Oliveira, Lucas Garcia, Thiago Mathias, Jeferson Gonçalves, Gledman Lima e Robson. O time foi dirigido por Emerson de Souza, auxiliado por Eliseu Souza, supervisionado por Izidoro Bueno e com os cuidados fisioterápicos de Valdinei Conti.

O basquete mourãoense é patrocinado pela Fecam e Faculdade Integrado através da lei de incentivo ao esporte. Cristófoli, Tribuna do Interior, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Rádio Rural, Fisioterapia Betel, Agroindustrial Contabilidade, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, TV Plug, Marcovic, Carajás Esporte, Rádio Musical, Depósito Marinho, Coamo, Gazeta do Centro Oeste, Dr. Antônio Carlos e Academia Trainer são os parceiros que também apóiam a modalidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns aos atletas, comissão técnica e a todos aqueles que tornaram essa conquista possível...