segunda-feira, 30 de abril de 2012

BRASIL CONHECE SEUS ADVERSÁRIOS NO JOGOS OLÍMPICOS





Rio de Janeiro - Será realizado nesta segunda-feira (30), a partir das 11 horas da manhã, no auditório do Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio de Janeiro, o sorteio das chaves dos torneios olímpicos de basquete, feminino e masculino. Existe uma enorme expectativa de quais os adversários que o Brasil irá enfrentar na fase inicial. O evento, esperado pelo mundo inteiro, é organizado pela Fiba (Federação Internacional de Basquetebol) e COB. A cerimonia terá transmissão ao vivo pela Rede Record, pelos canais por assinatura e pelo site da Fiba (www.fibatv.com).








Foto: Divulgação Carlos Nunes (Presidente da CBB), com Yvan Mainini (presidente da FIBA) e Patrick Baumann (Secretário Geral da FIBA)
Carlos Numes (Presidente CBB), com Yvan Mainini (Presidente da FIBA) e Patrick Baumann (Secretário Geral da FIBA)

Contando com a presença dos principais dirigentes da Fiba, casos do presidente Yvan Mainini e do Secretário Geral, Patrick Baumann, além do diretor técnico Lubomir Kotleba, a Fiba organizou no sábado e no domingo o encotro anual do Bureau Central, que analisa, modifica e estuda as regras do basquetebol. Estão no Rio de Janeiro dirigentes de boa parte do mundo e foram recepcionados pelo COB e pela Confederação Brasileira de Baketball.

Nesta segunda-feira (30), muitos convidados de honra estarão presentes, como as ex-atletas Hortência Marcari (diretora de seleções feminina da CBB, Magic Paula (comentarista da TV Record), Érika (atual pivô da Seleção Brasileira), mais o ex-jogadores e atuais comentaristas Oscar Schmidt (Record) e Wlamir Marques (ESPN), e o escolta Marcelinho Machado, da seleção masculina. O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Luís Cláudio Tarallo também estará presente. Rubén Magnano, por compromissos assumidos na Argentina, não poderá estar presente.
Durante os dois dias das reuniões da Fiba, o presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Carlos Nunes, esteve conversando com os altos dirigentes da entidade maior do basquete mundial, expondo os avanços da modalidade em nosso País, inclusive os interesses em competições internacionais nos próximos anos. A Fiba é atualmente presidida por Yvan Mainini e tem como Secretário Geral, Patrick Baumann.

Como é o sorteio - O sorteio é mais simples do que se possa imaginar. As seleções são colocadas em grupos, baseando o nível técnico, continentes e conquistas. Como a fórmula de disputa dos Jogos Olímpicos é uma tradição que não muda, os classficados são colocados em dois grupos de seis seleções, jogam entre si na primeira fase. Classificam-se os quatro primeiros que irão fazer o famoso cruzamento olímpico: 1Ax4B, 2Ax3B, 2Ax3B, 1Bx4A. Na sequência, segue o mesmo critério de vencedor 1 joga contra o vencedor 3 e o vencedor 2 joga contra o vencedor 4. Os dois vencedores disputarão o ouro e os perdedores, a medalha de bronze.
Seleções que já estão classificados para o torneio masculino: Estados Unidos, campeão mundial; Argentina e Brasil (Pré-olímpico das Américas), mais Espanha, França, Inglaterra (Pré-olímpico Europeu), China (Ásia), Austrália (Oceania) e Tunísia (Africa). Três Seleções irão sair do Pré-Olímpico Mundial, programa para o mês de julho, em Caracas (Venezuela). Irão disputar as três vagas: Rússia, Macedônia, Lituânia, Grécia, Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Jordânia, Coreia, Angola, Nigéria e Nova Zelândia. Rússia, Grécia, Macedônia e Lituânia são as favorita para as três vagas.

Estados Unidos e Espanha, campeã mundial e da Europa, com certeza serão cabeças de chaves e não irão cruzar na primeira fase. Outra possibilidade é Espanha e França, campeão e vice da Europa; Brasil e Argentina dificilmente irão cair no mesmo grupo.
Torneio Feminino

Já estão classificados para Londres as Seleções dos Estados Unidos, Rússia, Brasil, Inglaterra, China, Austrália e Angola. No Torneio Pré-Olímpico Mundial, serão conhecidos cinco vagas restantes para completar as 12 seleções olímpicas. São Elas: Croácia, Rep. Tcheca, França, Turquia, Argentina, Canadá, Porto Rico, Japão, Coreia, Mali, Moçambique e Nova Zelândia. As seleções européias da Croácia, Rep. Tcheca, França, Turquia, mais a Coreia do Sul são as favoritas pelas vagas. Usando o mesmo critério do masculino, Brasil (campeão da América) e Estados Unidos (campeão mundial) não deverão jogar na primeira fase, o mesmo entre Estados Unidos e Inglaterra (país sede) e Estados Unidos e Austrália, pelos últimos resultados e também Estados Unidos e Rússia (campeão europeu) devem ficar em grupos distintos.


Juarez Araújo



Fonte: www.cbb.com.br

Nenhum comentário: