terça-feira, 10 de abril de 2012

PARANÁ ESTREIA COM VITÓRIA NO CAMPEONATO BRASILEIRO SUB - 17


Palmas / PR - Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Ceará estrearam com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino - 1ª Divisão, que está sendo realizado no Ginásio Municipal Monsenhor Engelberto (Av. Nossa Sra. de Fátima s/n°), em Palmas, no Paraná.

Nesta segunda-feira (9), entram em quadra em Palmas (PR), nos confrontos válidos pela segunda rodada da Competição, as equipes do Espírito Santo x São Paulo (às 14h); Pará x Rio Grande do Sul (às 16h); Paraíba x Rio de Janeiro (18h); e Ceará x Paraná (às 20h30).

Abrindo a rodada de estreia, o Rio de Janeiro enfrentou o Espírito Santo e conquistou a primeira vitória na competição. A equipe carioca comandou a partida do inicio ao fim e fechou o primeiro tempo com placar de 46 a 8 no primeiro tempo. No segundo tempo, as capixabas deram uma apertada na marcação, mas não conseguiram segurar as cariocas que finalizaram a partida com a vitória por 84 a 22. O trio de arbitragem da partida foi formado por Fabiola Carraro (PR), Luiz Torres (CE) e Gerson Falcao (MS).

A cestinha do confronto foi a ala/pivô carioca Raphaela Monteiro, de 17 anos, que anotou 21 pontos, quatro rebotes e ainda recuperou três bolas. Outro destaque do Rio de Janeiro foi a ala/pivô Thayna Silva, de 16 anos, que converteu um duplo-duplo (15 pontos e 10 rebotes), além de quatro recuperações de bola. Pelo Espírito Santo, a pivô Ana Flávia Conceição foi a principal atleta anotando quatro pontos, pegando sete rebotes e recuperando quatro bolas.

Na segunda partida da rodada entraram em quadra as equipes do Mato Grosso do Sul e Ceará. As cearenses levaram a melhor e venceram a partida por 56 a 49. A disputa foi bastante acirrada entre as duas seleções finalizando o primeiro tempo em 29 a 23 para o Ceará. No segundo tempo, as sul-matogrossenses tentaram uma reação encostando o placar, mas as cearenses saíram com a vitória na partida.

Com 16 pontos, duas recuperações de bola e duas assistências, a armadora cearense Manoela do Nascimento Rodrigues, de 16 anos, foi a cestinha da partida. Outro destaque do Ceará foi a pivô Kelwiny Carvalho, com um duplo-duplo (15 pontos e 10 rebotes), e duas assistências. Pelo time do Mato Grosso do Sul, a pivô Wandryane Casalli foi a principal pontuadora um 14 pontos e 13 rebotes, resultando em um duplo-duplo. Em quadra, o trio de arbitragem foi formado por Jonathan Santos (RJ), Bruno Randow (ES) e Helder Santana (PB)

Na sequência, Santa Catarina e Paraíba se enfrentaram na busca de um lugar na final. As catarinenses saíram na frente logo no primeiro quarto com o placar de 14 a 14. No segundo período, a Paraíba reagiu a fechou na frente com 19 a 12, mas o primeiro tempo foi favorável à Santa Catarina com 26 a 23, três pontos de vantagem. As comandadas pelo técnico catarinense, Oswaldo Moreira, reagiram no terceiro período e novamente abriram boa vantagem. O último quarto foi favorável para as paraibanas (15 a 12), mas as catarinenses foram as vitoriosas do jogo com o placar final de 52 a 46.

A armadora catarinense Naiara Pazza foi a cestinha com 17 pontos e duas recuperações de bola. Outros destaques de Santa Catarina foram a armadora Mariana Oliveira, com 13 pontos, nove rebotes e quatro recuperações de bola; e a pivô Josiane Teodoro, com oito pontos e 14 rebotes. Pela Paraíba, as principais pontuadoras foram a ala Malu Martins e a ala/pivô Thainá Andrade, ambas com 11 pontos. A partida foi apitada pelo trio Ruy Amanajas (PA), Ramiro Inchauspe (RS) e Luiz Torres (CE).

Fechando a rodada do domingo, Paraná enfrentou o Pará. As donas da casa fizeram bonito, comandas pelo técnico Claudio Henrique Lisboa, e conquistaram a vitória na estreia do Brasileiro. Apesar do placar equilibrado no primeiro período (16 a 13), as paranaenses dominaram a partida e comandaram o ritmo desde o início, dominando o placar em todos os quartos. Com o banco de reservas forte, marcando 49% dos pontos, o Paraná venceu o Pará por 81 a 44 (37 a 30 no primeiro tempo). A partida foi arbitrada por Fabricio Urbino (SP), Daniela Mafessoni (SC) e Bruno Randow (ES).

Com 18 pontos e dois rebotes, a armadora paraense Taynará Domingues, de 15 anos, foi a cestinha da disputa. A ala Marcella Fraiha, de 13 anos, anotou 12 pontos e foi um dos destaques paraenses. Pelo time da casa, a armadora Estefani Marcondes converteu 16 pontos, três rebotes e três recuperações de bola. Com 13 pontos, oito rebotes e duas assistências, a pivô Daiane Machado foi destaque e ajudou o Paraná na vitória.

Forma de Disputa
As dez seleções foram dividas em dois grupos de cinco. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal e os vencedores disputam o título. Os três últimos colocados descem para a segunda divisão do Brasileiro sub-17, em 2013.


CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-17 FEMININO – 1ª DIVISÃO
Data: 07 a 14 de abril de 2012
Local: Ginásio Municipal Monsenhor Engelberto, s/n, Av Nossa Senhora de Fátima Palmas – PR


Seleções Participantes:
Grupo A: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Santa Catarina e Espírito Santo.
Grupo B: Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará

Nenhum comentário: