terça-feira, 5 de junho de 2012

PARANÁ É VICE NOS JOGOS ABERTOS BRASILEIROS



Os Jogos Abertos Brasileiros foram encerrados nesta terça-feira (29.05) em Vitória (ES) com a melhor participação paranaense em todos os tempos. A competição que reuniu delegações de dez estados foi disputada em oito modalidades e a delegação do Paraná alcançou a segunda colocação geral da competição.

No último dia, com o título do basquetebol masculino, o Paraná deixou para trás o Rio de Janeiro e ficou com o vice-campeonato geral dos JABs, ficando atrás somente do estado de São Paulo. A pontuação geral das modalidade considera a colocação da equipe nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia) e o desempenho dos atletas nas diversas provas e categorias das modalidades individuais (atletismo, judô e natação). Os paulistas alcançaram 120 pontos dos 126 pontos possíveis. O Paraná alcançou 85 pontos, nove a mais que os cariocas.

Pontuação Geral:

Campeão: São Paulo – 120 pontos
2º lugar: Paraná – 85 pontos
3º lugar: Rio de Janeiro – 76 pontos
4º lugar: Espírito Santo – 49 pontos
5º lugar: Minas Gerais – 47 pontos
6º lugar: Mato Grosso do Sul – 47 pontos
7º lugar: Goiás – 46 pontos
8º lugar: Mato Grosso – 44 pontos
9º lugar: Tocantins – 04 pontos

O basquetebol masculino foi a única equipe a conquistar o ouro. Ficaram em segundo lugares o basquete feminino e handebol masculino. Com a medalha de bronze ficaram o futsal feminino, handebol feminino e voleibol feminino.

No cenário analisado de medalhas, o Paraná tem destaque ainda maior pela participação nas modalidades individuais. Segundo melhor no atletismo, terceiro melhor na natação e apenas quinto melhor no judô. No quadro geral de medalhas, São Paulo conquistou 45 de ouro e o Paraná somou 13 medalhas douradas, duas a mais que Espírito Santo, que teve desempenho muito bom no Judô.

Das medalhas paranaenses, seis ouros no atletismo, um no basquete masculino, uma no judô, quatro na natação e uma no vôlei de praia feminino.

Quadro de Medalhas:


Estado                         Ouro        Prata           Bronze      Total

São Paulo                     45              28                   19             92

Paraná                          13               17                  28             58

Espírito Santo             11                 3                     6             20

Rio de Janeiro              6                20                  20             46

Mato Grosso                 6                  6                     9             21

Mato Grosso do Sul     2                 5                      6            13

Minas Gerais                 1                 3                      5              9

Goiás                               0                 2                    10            12

Tocantins                       0                 0                      1              1



- Isso prova que o trabalho que iniciamos a pouco mais de um ano já está dando resultados. Essa forma de olhar o esporte como um valor de cidadania, de saúde, como ferramenta de educação, mas acima de tudo também como profissionalismo, está resultando em melhores índices, maior número de participações nas competições, valorização de profissionais e dos atletas paranaenses. – enfatizou o secretário do esporte, Evandro Rogério Roman.

Na avaliação do secretário, a segunda colocação nos Jogos Abertos Brasileiros somente atrás de São Paulo é uma conquista que deve ser comemorada, mas que não deve servir para estagnar os investimentos e o trabalho de base que é primordial no Estado: “Sempre fomos taxados de celeiros, e agora estamos virando uma indústria de atletas, pois conseguimos resultados com nosso potencial. Estar atrás apenas dos paulistas é fato de comemorarmos, pois São Paulo é a maior potência esportiva do país, não há como negar. Mas não vamos parar, ter o mesmo investimento e a mesma valorização do esporte que outros estados têm é o nosso objetivo,” finalizou Roman.

Evandro demonstrou hombridade ao dividir os louros da conquista com outras entidades esportivas: “O esporte paranaense venceu. A Secretaria do Esporte faz seu papel, mas esse resultado é fruto do investimento que as prefeituras fazem no esporte, nas empresas que patrocinam nossas equipes e atletas, nas federações que buscam fazer campeonatos cada vez mais fortes, nos profissionais que atuam diuturnamente pelo esporte paranaense... é uma vitória de todos.”

Nenhum comentário: