segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Basquete projeta Campo Mourão



Parceria que apóia o trabalho tem a participação do Grupo Integrado

Outrora era o futsal a modalidade esportiva que mais divulgava Campo Mourão no cenário estadual e cativava os mourãoenses. Atualmente, entre as modalidades que mais projetam a cidade no cenário estadual e nacional está indiscutivelmente o basquete. O que muitas pessoas não sabem é que a boa performance do Município na modalidade é resultado de um trabalho iniciado há anos, marcado pelo planejamento e pelo desenvolvimento de projetos que vão da difusão do basquete juntos as crianças, “garimpagem” de talentos, formação de equipes de base, etc. Para o público desponta os expressivos resultados alcançados pela equipe masculina adulta.

Um dos projetos que contribui para o sucesso do Basquete em Campo Mourão e que é pouco conhecido da população é a manutenção de núcleos em cinco escolas públicas e particulares, onde a modalidade é praticada por crianças e adolescentes (de 8 aos 18 anos). Em 2011 passaram cerca de 200 atletas (principalmente do sexo masculino) pelos núcleos e a meta é estender o trabalho a outras áreas da cidade em 2012.

A coordenação da ação – denominada de Projetos Sociais – está a cargo do professor de Educação Física Eliseu Souza, de 22 anos. Ele é nascido na cidade fez o curso de Educação Física (Licenciatura) na Faculdade Integrado. Atualmente está fazendo bacharelado na mesma área e instituição. Desde 2009 – portanto há três anos – está à frente dos núcleos de iniciação esportiva na modalidade de basquete em funcionamento nas escolas.

O trabalho nas escolas foi iniciado há oito anos e em 2011 funcionaram núcleos nos colégio estadual Osvaldo Cruz (jardim Lurdes), Marechal Rondon (centro) e Unidade Pólo (centro), na escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez) e no Instituto Santa Cruz. As atividades com os participantes acontecem pelos menos duas vezes por semana.

O recrutamento dos participantes é feito através de divulgação do projeto realizado em visita as escolas. Periodicamente são promovidos festivais de basquete, mobilizando todos os núcleos, estimulando o intercâmbio. Para estimular os participantes é oferecida premiação e o técnico de basquete das equipes de base, que representam Campo Mourão em competições oficiais, acompanham os festivais para descobrir talentos. Vários atletas que hoje estão nas equipes de base do basquete de Campo Mourão foram descobertos nos festivais.

Os núcleos (projetos sociais) são mantidos através de parceria. As escolas cedem os espaços físicos e o material esportivo (bolas e uniformes), além da remuneração dos monitores, são custeados pelos patrocinadores do basquete de Campo Mourão.

Atletas revelados nos núcleos já foram jogar em várias outras cidades (inclusive em São Paulo).

Resultados

As categorias de base do basquete de Campo Mourão – que é outro segmento do trabalho realizado no Município com a modalidade – têm conquistado relevantes resultados. Venceu o Campeonato Paranaense (Sub 19) e foi campeão dos Jogos da Juventude do Paraná – Jojup’s, segundo lugar no Campeonato Paranaense (Sub 17), terceiro lugar nos Jogos Escolares (até 17 anos) e quarto lugar nos Jogos Escolares (até 14 anos).

Teve ainda quatro atletas convocados para a seleção paranaense (Sub 14 e Sub 19) e um atleta foi contemplado com apoio do programa Talento Olímpico Top/2016.

Mas é a equipe adulta Integrado/Fecam que mais desponta aos olhos dos mourãoenses e do Paraná pelos resultados alcançados: vice-campeã da Taça Paraná, segundo lugar no Campeonato Paranaense, campeã dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) e quinto lugar na Super Copa do Brasil.

Todo o trabalho realizado com a modalidade em Campo Mourão tem o apoio da Amobasquete, Fundação de Esportes (Fecam), Grupo Integrado, Cristófoli Biossegurança, Guardian e Clínica Dr. Marcos Corpa.

Nenhum comentário: